quarta-feira, 18 de junho de 2014

Estrutura Padrão

Nos primeiros modelos, as suítes escritas para um único instrumento incluíam três danças, nomeadamente a Allemande, a Corrente e a Sarabanda, sendo geralmente destinadas ao piano ou ao alaúde. Após a segunda metade do século XVII, o modelo da suite foi ampliado, passando a incluir também uma Jiga no final. Além destes dois modelos, a estrutura da Suite podia apresentar outras variantes como por exemplo a inclusão de outros andamentos que não a dança (o prelúdio, por exemplo) ou de outras danças antes ou após a Jiga.
Com o passar do tempo, foram também ampliadas as opções instrumentais das suítes a solo como por exemplo as suítes para flauta, violino e violoncelo. Para o sucesso destas suítes teve influência decisiva o célebre compositor Johann Sebastian Bach (segue a foto abaixo), que compôs numerosas suítes para violino e para flauta (as chamadas Partitas), para violoncelo e também para os tradicionais piano e alaúde.

(J.S. Bach Retrato de 1748 pintado por Elias Gottlob Haussmann.
http://indianapublicmedia.org/arts/happy-birthday-sebastian/)

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